Enchentes recorrentes, após temporal, marcam rotina em Assis

“São as águas de março fechando o verão” os versos de Tom Jobim tem mostrado não apenas sua beleza, mas também suas garras a cada rápido temporal na área urbana de Assis. A quantidade de água em curto espaço de tempo das pancadas tem gerado constantes prejuízo ao comércio local, principalmente aos localizados na Avenida Rui Barbosa, nas proximidades da Av. Otto Ribeiro e da prefeitura, duas baixadas que possuem córregos, um aberto e outro canalizado.

A malha asfáltica é um grande redutor do coeficiente de vazão da água e com a área urbana quase que com 100% de cobertura, as fortes chuvas tornam as ruas grandes rios. As últimas áreas que possuíam paralelepípedo, por serem locais próximos a pontos de alagamento, como as proximidades da câmara municipal, foram todos recapeados ao longo do atual mandato do governo José Fernandes, prejudicando a drenagem das águas pluviais.

Agora, o que mais chama a atenção nesses constantes alagamentos é que num passado não distante, entre os anos de 2007 e 2010 foram investidos precisamente, segundo site oficial do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, R$14.934.147,25 num plano de drenagem em galerias subterrâneas nas regiões do Jardim Eldorado, Jardim Amaury, Jardim San Fernando Valley, Área Central, Assis III e Assis IV – Assis/SP. (Informação disponível em: http://www.pac.gov.br/obra/23729)

Na rua Dom José Lázaro Neves, endereço dos pais do ex-prefeito Ricardo Pinheiro, o asfalto está cedendo, visivelmente a olho nu.  As ruas que receberam os investimentos continuam sendo as vias de direcionamento dás águas pluviais por cima do asfalto. Fica o questionamento: as obras foram concluídas com sucesso? Para que um gasto de 14 milhões que não solucionou o problema que só vem se agravando desde então?

Enquanto não se discute os reais problemas, o comércio sofre com suas perdas sazonais, sempre após cada temporal.

Redação Carta Democrática

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.