Gestão humanizada: O segredo das empresas de sucesso

Todo mundo diz que os tempos são outros, que precisamos sair da zona de conforto, sermos criativos e inovadores. Porém, a grande maioria dos empresários continua cometendo os mesmos erros de sempre. Recusa-se a compreender que, nos dias de hoje, somente uma gestão humanizada poderá gerar saúde e crescimento para a empresa.

Com o enriquecimento de alguns gurus do empreendedorismo, houve uma explosão vulcânica de coaches no país. Todos se aventurando com discursos, na maioria, superficiais e que pouco contribuem para o desenvolvimento das empresas. A estratégia é provocar curiosidade e a sensação de que, se o empresário não participar, vai perder o trem do sucesso. Como ninguém quer ficar de fora de um grande negócio, arriscam para ver o que vai dar. Poucos são sérios e conseguem passar conteúdos relevantes e aplicáveis.

Como consultor comercial, posso afirmar que o grande segredo para o sucesso de uma empresa está na sua humanização. Observando e lendo sobre o comportamento humano nas empresas, pude constatar que a humanização é o grande diferencial entre uma empresa saudável, em constante crescimento, de uma empresa em declínio comercial.  

Como incentivadora de atitudes humanistas, a Carta Democrática não poderia deixar de destacar o quão importante são, os valores humanistas, para os setores da indústria e comércio. Falar de direitos humanos na empresa, geralmente causa grande repúdio por boa parte dos empresários. Interpreto isso como falta de conhecimento, coragem e confiança.

Somente uma gestão de valorização e respeito pelos colaboradores, poderá conduzir uma empresa ao sucesso, de forma consistente e inabalável. Pessoas são diferentes de máquinas, são seres cognitivos, com particularidades diversas e sensíveis aos estímulos externos, positivos ou negativos. Não se pode gerenciar pessoas como se gerencia máquinas. Desta forma, as habilidades emocionais são fundamentais para uma equipe de trabalho, do proprietário ao zelador.   

Em Assis, o Grupo Scudeler, empresa que desenvolvo consultoria comercial, é um exemplo de empresa humanizada. A 525, Donna Amora e Donna Amora Sapataria, lojas do grupo, tiveram um resultado surpreendente com a política de humanização. Tatiane Scudeler, a proprietária, entendeu que, para sua empresa alcançar patamares desejáveis, precisaria construir um ambiente saudável e contagioso. A equipe de colaboradores está acima da média e consegue priorizar, com grande facilidade, suas relações interpessoais. Uma equipe culturalmente plural e diversa, mas unida por valores humanos.    

Proprietária: Tatiane Scudeler
Consultor: Alvaro Santos
Gerente: Estela Maris

2018 foi um ano de balizamento e mudanças significativas para o grupo. A confiança e a coragem, diante dos novos desafios, produziram crescimentos expressivos para as empresas. Por muito tempo, a lojas deixaram de crescer, de atingir as metas estabelecidas. Felizmente, hoje, Tatiane e sua equipe de colaboradores, têm motivos de sobra para comemorar. Além das relações interpessoais humanizadas e de uma atmosfera leve e harmoniosa, as lojas batem suas metas diariamente.  

Tatiane facilitou muito, pois já carrega em sua natureza inúmeras virtudes. A paixão pelas empresas e pelas pessoas que trabalham com ela, é uma das mais admiráveis. Inovadora, perceptível e intuitiva, Tatiane se tornou uma empresária humanista. Seu amor e respeito por sua equipe de trabalho, fez toda a diferença para vencer a crise. Hoje, sua equipe está composta de profissionais que se assemelham a ela. Com empatia mútua e espírito de companheirismo, contribuíram muito para um ambiente aprazível, contagiante e alegre.

Equipe Donna Amora
Equipe Donna Amora
Por Alvaro Santos
Imagem: Pixabay

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.