Assis: Programa Meu Primeiro Emprego abre portas para jovens iniciantes

Milhares de jovens, em busca do primeiro emprego, sabem como é difícil encontrar uma empresa que lhes dê uma oportunidade de trabalho. Com medo de errar na hora de contratar, as empresas preferem dar prioridades para os trabalhadores que já tenham experiência na função almejada.

A peregrinação para entregar currículos pode ser angustiante. Para jovens que não estão acostumados a isso, receber negativas ou, o que é pior, esperar pelas devolutivas que nunca chegam, é uma grande tortura. Mas como obter experiência sem que alguém lhes dê uma oportunidade? Esse é o questionamento de todos.  

Para amenizar um pouco essa problemática, a Câmara Municipal de Assis aprovou no dia 20/05, por unanimidade, o Programa Meu Primeiro Emprego, de autoria do Vereador Vinícius Simili. A ideia é impulsionar a contratação de jovens com idade entre 16 e 24 anos que estejam ingressando no mercado de trabalho.

 Segundo o Vereador Vinícius, em matéria publicada pela assessoria de imprensa da Câmara, “O Brasil vive um momento de instabilidade econômica, altas taxas de desemprego e exclusão social. Os jovens, que normalmente já têm uma inserção mais difícil no mercado de trabalho, são atingidos com mais intensidade por esses problemas. A taxa de desemprego na juventude é extremamente alta e um dos grandes obstáculos, além da conjuntura econômica difícil, é a exigência de experiência de trabalho anterior”.

O programa estabelece a obrigatoriedade das empresas beneficiadas pelo Poder Público, de abrir vagas para quem pleiteia o primeiro emprego. Nada mais justo do que exigir uma contrapartida. Empresas que possuem entre 6 a 20 funcionários, terão que disponibilizar 10% das vagas ao Programa Meu Primeiro Emprego, já as que tiverem acima de 21 funcionários, o percentual passa para 15%.

A notícia certamente elevará a esperança e o ânimo de quem sai para as ruas todos os dias em busca do primeiro emprego. 

Por Alvaro Santos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.